INICIO SOBRE TELA AIDA com um número de fios impar

 

Este tipo de início se utiliza quando o bordado é feito com Perlê nº5 ou nº8 sobre tela Aida ou tela Asis, e também em tecido de algodão de bordar com algodão Molinê em uma tela de linho fina.

1

Espete a agulha com o número de fios que vau usar, comece da direita para a esquerda por debaixo dos fios verticais que formam o quadrado da tela Aida, e debaixo para cima por baixo dos fios horizontais do quadrado seguinte.

2

Repita estes passos (abaixe os fios verticais e depois abaixe os horizontais) ao menos sobre três quadrados da tela Aida.

3

Espete a agulha no buraco superior esquerdo do último qudrado e saia pelo buraco inferior esquerdo.

4

Puxe o fio para esconder este começo sob os fios do primeiro quadrado. Trabalhe o primeiro ponto na diagonal.


INICIO SOBRE TELA DE LINHO com número de fios impar

Em primeiro lugar, estabeleça quantos fios de largura e comprimento vai bordar o ponto cruz. No exemplo ilustrado abaixo, o ponto cruz se trabalha pegando três fios tanto na largura como na altura.

1

Defina a extremidade do fio e faça uma bainha pelo direito do trabalho, abaixe os fios que correspondem a três pontos de cruz. Puxe a agulha por baixo do cruzamento dos fios na esquerda inferior.

2

Puxe a linha para esconder o começo destes fios debaixo do tecido. Trabalhe o primeiro ponto na diagonal pegando a quantidade de fios indicado.